Who_we_are  
System  
Beeplate  
Licence  
Partner  
References  
News  
Contact  
 
Member  
BAM AG
St. Gallen, Switzerland
Tel.: +41 71 222 20 61
info@bamtec.com
 
   
Facebook YouTube
 

Sistema BAMTEC

System

As vantagens BAMTEC

  • Redução em 80-90% do tempo de instalação devido ao rápido desenrolar de menos elementos da armadura de reforço
  • Poupança em termos de aço para betão em até 40% devido à selecção livre do diâmetro dos varões, distância e comprimento dos mesmos
  • Maior qualidade de instalação através de um posicionamento simples e colocação exacta dos varões
 

 

  • Garantia de qualidade e grande eficiência através da produção computorizada e totalmente automática
  • Plantas simples da aplicação das armaduras de reforço
  • Modo de trabalho ergonómico no local de construção
  • Diminuição do tempo total de construção
  • Economia de CO2 devido à eficiência dos materiais
 


A ideia

A tecnologia de reforço BAMTEC foi inventada em 1994. Esta segue a expansão a nível mundial das coberturas suspensas de betão in situ, com base no cálculo de placas de elementos finitos.

O conceito BAMTEC significa tecnologia de centros de maquinação para materiais de reforço (em alemão "Bewehrungs-AbbundMaschinen-Technologie").

BAMTEC é um processo particularmente económico para o planeamento, produção e montagem de armaduras de reforço de superfície para coberturas, lajes de piso e paredes em betão armado. A tecnologia é

 

 

aplicada com sucesso também na construção de estradas, túneis, pontes e auto-estradas em betão armado. (ver referências)

Em vez da tradicional armadura de reforço são utilizados elementos BAMTEC. Estes contêm exclusivamente barras de aço uniaxiais, ligadas a tirantes transversais formando uma unidade de montagem.

Através da aplicação de tecnologia de processamento de dados, a inovação BAMTEC combina o trabalho de escritórios de estática com a produção da armadura de reforço.

Como funciona a BAMTEC?
Com os tradicionais processos de reforço de coberturas em betão armado, os elementos simples da armadura de reforço, como barras de aço ou esteiras de aço estrutural, são fixos, preparados individualmente na instalação de dobragem, posicionados, fornecidos e montados no local de construção através de colunas de instalação.

O sistema de armadura de reforço BAMTEC altera significativamente este procedimento. Ao local de construção deixam de ser fornecidas as barras ou esteiras individuais posicionadas. São utilizadas camadas completas de armadura de reforço em forma de rolo - como "elementos de reforço personalizados".

 


Para cada uma das direcções de reforço é construído, fabricado, fornecido e montado um elemento BAMTEC separado. O número de elementos de reforço a montar é fortemente diminuído.

Estes elementos BAMTEC são, na maioria dos casos, desenrolados perpendicularmente entre si. Os rolos são compostos por varões redondos paralelos, unidas através de tirantes de montagem transversais, formando uma unidade. Isto significa que, na camada inferior e na camada superior da armadura de reforço são necessários dois rolos, ou seja, um total de quatro.



Dimensões

As camadas de armadura de reforço não são compostas por elementos padrão, mas sim produzidas individualmente para cada planta e para o respectivo esforço.

A largura dos elementos orienta-se pelo comprimento máximo dos varões no elemento. O comprimento máximo dos varões é de 15 m. Até esta medida são possíveis todos os comprimentos, distâncias e diâmetros adequados a um reforço optimizado de acordo com o cálculo estático.

 

 

O peso de um rolo pode ser de, no máximo, 1,5 toneladas (aprox. 100 kg/m). Desta forma é garantido que um elemento BAMTEC pode ser desenrolado por apenas dois trabalhadores em espaçadores padrão.

O comprimento dos elementos BAMTEC é calculado com base na planta e o peso permitido. Pode ir até aos 25 metros.

atrás

BAMTEC Planeamento

Cálculo

O cálculo estático das coberturas em betão armado é realizado com um programa de elementos finitos. Com este é determinada a armadura de reforço necessária nas direcções x e y, respectivamente para a camada superior e inferior.

Após a distribuição da superfície da cobertura no menor número de elementos possível, o software BAMTEC determina automaticamente a construção dos elementos, ou seja, a posição, comprimento e diâmetros de todos os varões do elemento. No processo é possível ter em consideração as ranhuras e reforços suplementares. O elemento é alinhado com precisão pelas curvas de nível do reforço

 


Planung

necessário e pode, se necessário, ser ajustado manualmente. Para cada cobertura são necessários pelo menos quatro elementos de reforço.


Planos

No total são criados três planos::
   
Planung Planung Planung
- O Plano geral representa a planta e a camada calculada de barras de aço. Este destina-se ao controlo durante o planeamento e a execução.   - O Plano de produção inclui os elementos individuais, a lista de aço e a respectiva designação do ficheiro de produção.   - O Plano de instalação inclui a planta, os pontos calculados de apoio dos elementos, as direcções e designações dos rolos de elementos. Os elementos são desenrolados no local de construção de acordo com o plano de instalação.
atrás

BAMTEC Produção

Produção

Fertigung

 

Fertigung


O ficheiro de comando da máquina e os planos são enviados electronicamente aos produtores BAMTEC.

O sistema BAMTEC totalmente automático é controlado com a ajuda destes dados. A instalação solda os varões com as distâncias e nas posições calculadas ao tirante de montagem, produzindo assim um elemento de reforço de medidas precisas. Aqui são processados pela bobina varões de Ø 8 mm a Ø 20 mm. Todos os varões mais espessos, com até Ø 36 mm, são processados manualmente por barras de aço.

A instalação BAMTEC foi concebida para ser operada por uma só pessoa.

 
Fertigung
atrás

BAMTEC Instalação

Transport   Verlegung
 

O transporte dos elementos BAMTEC para o local de construção é efectuado através de veículos pesados, com capacidade de carga até 25 t.

A montagem dos elementos BAMTEC é extremamente simples!

Sem vigas, o elemento enrolado pode ser transportado com a grua até ao seu ponto inicial. O número mínimo de elementos de reforço e o rápido desenrolar simplificam e aceleram significativamente a instalação, conduzindo assim a uma consequente redução do tempo de total de construção.

Um elemento com um peso total até 1,5 t pode ser desenrolado por dois trabalhadores quase sem esforço. O tempo necessário para a montagem da armadura de reforço é minimizado. Visto a posição de cada elemento

 

Verlegung

BAMTEC estar definida com precisão, a tecnologia de reforço BAMTEC assegura uma elevada precisão das camadas e uma grande qualidade na execução. Particularmente a cobertura de betão da camada superior da armadura de reforço é mantida exactamente no seu lugar.

     
Cálculo do tempo de instalação para coberturas BAMTEC:  

Capacidade de instalação para barras de aço 6 horas-homem / tonelada (diâmetro 10 mm)

Capacidade de instalação para BAMTEC 0,5 horas-homem / toneladas

Uma cobertura suspensa em betão in situ compatível com BAMTEC contém aprox. 75% de armadura de reforço BAMTEC e 25% de barras de aço.

75% * 0,5 = 0,38 horas / tonelada

25% * 6 = 1,50 horas / tonelada

ou seja, para a instalação de uma tonelada de aço de reforço de uma cobertura BAMTEC são

 

necessárias 1,88 horas. Em comparação com uma cobertura com armadura de reforço em barras de aço são assim poupadas 4,12 horas no tempo de instalação. Isto corresponde a menos 70% de tempo de instalação para a enteira cobertura.

Verlegung

 
 

Recorde mundial com entrada no "Livro Guinness dos Recordes"
Aquilo com que muitas empresas de construção sonham tornou-se realidade num local de construção em Kempten/Alemanha: dois trabalhadores da empresa Markgraf/Alemanha colocaram sete elementos BAMTEC com um peso total de 6,36 t em apenas 42 minutos.

Isto significa uma capacidade de instalação de

 

4,5 t de aço estrutural por homem e por hora! De acordo com estes números, teoricamente num dia de trabalho de 8 horas um trabalhador conseguiria colocar 36 t de armadura de reforço BAMTEC e uma equipa de dois homens instalaria aproximadamente 70 t por dia. Com os métodos tradicionais este seria um trabalho para cerca de cinco semanas!

Aspectos ergonómicos
Ao aplicar uma armadura de reforço convencional, os armadores de ferro trabalham no local de construção durante longos períodos de tempo numa posição corporal muito curvada, o que conduz a um grande esforço da coluna. A aplicação da tecnologia de reforço BAMTEC reduz significativamente o esforço da coluna e também as cargas sobre as mãos e antebraços

 


durante os trabalhos de união do ferro desaparecem em grande parte.

Desta forma, a BAMTEC contribui de forma decisiva para a segurança no local de trabalho e para conservar a saúde dos técnicos que aí trabalham.

 

Resumo
A tecnologia de reforço BAMTEC é um sistema altamente eficaz para o planeamento, produção e montagem de elementos de reforço em rolo. A extraordinária rentabilidade resulta da aplicação geral de dados electrónicos no planeamento e execução do reforço, de uma eficiência máxima dos materiais, bem como de uma optimização dos recursos em cada fase do trabalho.

 


As principais vantagens por comparação com uma armadura de reforço tradicional são uma poupança de betão armado de até 40%, uma redução entre 80 e 90% do tempo de instalação, mas com uma qualidade ainda maior.

 
 
atrás
spacer
Impressum BAMTEC ist eine registrierte Marke WDB
Planning Planning Production Laying